Publicado em

Os produtos orgânicos são melhores para a saúde? Descubra aqui!

matéria-prima orgânica

Os produtos orgânicos se tornaram uma das maiores preocupações dos consumidores nos últimos anos. Além de fazerem bem à saúde, também contribuem para o desenvolvimento de um meio ambiente mais saudável. Pensando na busca por qualidade de vida, decidimos escrever este artigo! Nele, apresentaremos fatos para que você possa entender, definitivamente, quais são os benefícios que os produtos de matéria-prima orgânica podem proporcionar. Acompanhe!

O que é um produto de matéria-prima orgânica?

Um produto de matéria-prima orgânica, basicamente, é um alimento ou item que foi produzido sem a utilização de substâncias químicas, sejam elas fertilizantes solúveis ou agrotóxicos. Os produtos orgânicos não se limitam apenas às hortaliças, grãos e frutas, mas podem ser encontrados também em itens industrializados e até de origem animal. Neste caso, trata-se de animais que foram criados sem a utilização de pesticidas, antibióticos ou hormônios. Já nos industrializados, encontramos produtos que não utilizam conservantes químicos e têm, no máximo, 5% de insumos não orgânicos.

Quais são os principais benefícios para saúde?

Ao adquirir e consumir um produto com essas características, o indivíduo pode aproveitar uma série de benefícios para a sua saúde. Vejamos os principais deles:

Maior concentração de oxidantes

Os produtos orgânicos apresentam maior concentração de antioxidantes, um elemento essencial para a sua saúde. Isso porque a química utilizada no cultivo, ou preparação de alguns itens, pode reduzir a concentração de minerais e vitaminas de um alimento. Os antioxidantes auxiliam na prevenção de doenças graves, na eliminação de dores, nos problemas no coração e envelhecimento precoce. Até mesmo problemas na visão ou mau funcionamento do sistema cognitivo podem ser prevenidos.

Contribuição para o sistema imunológico

Os produtos orgânicos preservam as vitaminas e minerais originários, ou seja, aqueles que o alimento efetivamente produz. Dessa forma, o seu sistema imunológico conseguirá aproveitar ao máximo os nutrientes que o produto orgânico pode fornecer. Isso contribuirá para o aumento da sua imunidade frente a problemas como gripes, resfriados e até doenças mais severas. Pessoas que utilizam alimentos orgânicos em seu dia a dia tendem a ter mais disposição e mais saúde.

Alimentos mais saborosos

Você já fez alguma refeição na roça ou em local onde os produtos são cultivados ou produzidos sem nenhum tipo de componente químico? Sim? Que sorte a sua! Você deve ter percebido que eles têm um sabor diferente. Isso porque os alimentos orgânicos, além de serem livres de qualquer tipo de química, também não passam por processos de congelamento nem são transportados por longas distâncias. Geralmente os produtos são fornecidos por produtores locais. Eles vendem os alimentos mais frescos, colhidos na hora ou a poucos dias do consumo.

Por que escolher produtos de matéria-prima orgânica?

Depois de ter conhecido os benefícios dos produtos orgânicos, fica fácil entender o porquê de incluí-los em sua alimentação diária. Entretanto, vamos mostrar outros bons motivos para você sair em busca desses produtos:

  • evitar problemas de saúde
  • consumir produtos mais saborosos e nutritivos
  • adquirir produtos com selo de certificação, uma exigência para todos que produzem produtos orgânicos
  • contribuir para a vida no campo
  • ajudar no cuidado com o meio ambiente (falaremos mais sobre esse tópico daqui a pouco)

Como encontrar esses produtos no mercado?

Agora você deve estar se perguntando: afinal, como eu encontro esse tipo de produto no mercado? Bom, isso dependerá muito da região do país onde você estiver. Vale relembrar que os produtos orgânicos não têm conservantes. Por consequência, não podem permanecer por longos dias armazenados ou serem transportados para regiões mais extremas do país. Entretanto, como os produtos de matéria-prima orgânica estão em alta, as pessoas têm se preocupado cada vez mais em adquiri-los. Não é muito difícil encontrar algum produtor em sua cidade ou regiões vizinhas. Eles podem ser vistos em feiras livres ou em estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos. Vale lembrar que é necessário certificar-se de que determinado item, verdadeiramente, não possui nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico. Para tanto, opte por alimentos de fornecedores certificados. Essa informação pode ser facilmente encontrada no rótulo do próprio produto.

Como o consumo de produtos orgânicos atinge o meio ambiente?

Como prometemos, vamos mostrar como e porque os produtos orgânicos causam menos impacto ao meio ambiente. Para entender essa afirmação, basta voltarmos à definição inicial. Por serem livres de produtos químicos, o meio ambiente também é protegido. Isso porque a utilização de fertilizantes e outros produtos na produção agrícola atingem a natureza e, consequentemente, as pessoas e os animais. Assim, aos poucos, o ambiente se torna mais hostil devido à poluição gerada. Dessa forma, solo, ar e água são contaminados, prejudicando a qualidade de vida das gerações futuras.

Quais são os cuidados que uma pessoa precisa ter ao consumir um produto orgânico?

O primeiro cuidado que você precisa ter é certificar-se que o item adquirido, efetivamente, é um produto que foi cultivado de forma orgânica. Isto é, livre de produtos químicos. Como mencionamos, você precisa procurar por produtores certificados para ter garantia. Apesar serem produtos sem a presença de agrotóxicos e outras substâncias químicas, é muito importante fazer a correta higienização e cozimento, se for o caso. Isso garante que o seu alimento orgânico esteja livre de possíveis sujeiras, decorrentes da colheita, ou de pequenos animais nas partes mais escondidas do produto. Com todas essas informações, você deve ter entendido as principais vantagens e a importância que os produtos de matéria-prima orgânica podem proporcionar a sua saúde e ao meio ambiente. Agora é com você. Utilize as dicas para encontrar as melhores opções e inclua esses alimentos em suas refeições diárias. Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de todos os novos conteúdos que postarmos daqui para frente? Então, curta nossa página no Facebook e saiba de todas as novidades do nosso blog.

teste