Publicado em

Planta dente de leão: o que você precisa saber sobre

Flor e fruto da planta dente de leão

Sabe aquela flor branca, com aspecto de algodão e que se desfaz delicadamente no ar  quando você assopra? Pois ela é o fruto da planta conhecida como dente de leão. Quando esses leves fragmentos (sementes) de “algodão” caem no solo, germinam e dão origem à uma nova muda. Ela cresce de forma espontânea e por ser considerada uma erva daninha, acaba deixada de lado. Porém, o que muitos não sabem, é que essa planta tem super poderes!

Preparamos este artigo para que você conheça as vantagens que esse vegetal nutritivo e acessível pode oferecer à saúde. São várias alternativas inimagináveis! Fique com a gente e descubra um pouco mais sobre essa plantinha medicinal que certamente fez parte da infância de muita gente.

Um pouco mais sobre a planta dente de leão

Com folhas em formato de serra e flores amarelas, a planta dente de leão é também conhecida como amargosa, amor-de-homem e esperança. Mais comum nas regiões sul e sudeste do país, ela surge naturalmente em praças, gramados, hortas e jardins.

Além do potencial medicinal, como iremos explicar mais à frente, o dente de leão é considerado uma panc. As pancs são plantas alimentícias não convencionais, ou seja, plantas que são pouco utilizadas na cozinha e que fazem um bem danado ao paladar. Por exemplo, experimente fazer uma saladinha, um refogado ou suco de folha de dente de leão. Além de um sabor peculiar, você ainda ganha, de brinde, um monte de vitaminas.

Para consumi-la fresca, é importante alertar que o ideal é ter sua própria plantação de dente de leão, já que as plantas encontradas nas ruas absorvem toda a poluição e sujeira do dia a dia. Ao invés de sair catando dente de leão dos becos e jardins do bairro, que tal ter uma hortinha em casa?

O burburinho por trás dessa planta

O dente de leão pode ser consumido da raiz à flor e ainda é rico em nutrientes que variam entre vitaminas, minerais, fibras e outros.

100 mg de dente-de-leão contém 

  • Água ….. 85 g
  • Energia ….. 45 kcal
  • Proteína ….. 2,7 g
  • Lipídios ….. 0,7 g
  • Fibra ….. 3,5 g
  • Açúcar ….. 0,7 g
  • Cálcio ….. 187 mg
  • Ferro ….. 3 mg
  • Magnésio ….. 36 g
  • Fósforo ….. 66 g
  • Potássio ….. 397 mg
  • Vitamina C ….. 35 mg
  • Vitamina A ….. 10161 UI
  • Vitamina K ….. 778 microgm
  • Ácido fólico ….. 27 microgm     

(fonte: healthybutsmart.com)

Mas o que exatamente isso tudo faz?

Ataca os radicais livres

Em nosso site, estamos sempre falando sobre as causas e os malefícios do excesso de radicais livres no organismo. O motivo para debatermos constantemente esse tema, é a quantidade imensa de doenças causadas por tais radicais. Entendemos que é super importante apresentar novas armas para combater as enfermidades. Dessa maneira, mostraremos mais uma!

As folhas do dente de leão são ricas em betacaroteno e as flores, em polifenol. Ambos são conhecidos antioxidantes. Dessa forma, essa planta se torna mais uma aliada e pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer, problemas cardiovasculares ou doenças senis, geralmente causadas pela grande quantidade de radicais livres no corpo.

Ajuda a eliminar o excesso de água

Um estudo realizado com 17 voluntários mostrou que a planta dente de leão tem grande potencial diurético. Após o consumo das folhas da plantas, foi observado o aumento da frequência e volume da urina dos participantes.

E por que isso é importante?

Doenças como hipertensão, insuficiência renal e cardíaca são tratadas com diuréticos, medicamentos que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e eliminam sais específicos. Os diuréticos com princípios ativos naturais podem ajudar no ajuste de líquidos no corpo e no funcionamento renal.

É um grande amigo do fígado

A maior glândula do corpo humano, o fígado, tem uma relação especial com a planta dente de leão.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Alimentos da Coréia (KFRI), mostrou que a folha do dente de leão possui propriedades que podem reduzir a gordura hepática, os triglicérides e o colesterol total. Ou seja, essa planta tem grande potencial na prevenção e tratamento de doenças hepáticas gordurosas relacionadas à obesidade.

Além disso, evidências sugerem que alguns antioxidantes do dente de leão, como a vitamina C e a luteolina, ajudam a proteger e desintoxicar o grande “general” do corpo humano: o fígado!

Curiosidades sobre o dente de leão

Os primeiros usos medicinais dessa planta foram registrados entre os séculos X e XI, por médicos árabes que a utilizavam como tônico hepático, laxante e diurético. Na Idade Média, os europeus usavam o dente de leão para tratar doenças do fígado e da vesícula biliar. É uma planta que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e é aplicada em problemas no estômago, flatulência, cálculos biliares, estimulação da bile, laxativo e diurético.

Além do todos os benefícios citados nesse artigo, a planta dente de leão ainda guarda algumas surpresas

  •     Por conta da vitamina A, ela é boa pra pele
  •     A vitamina C aumenta a imunidade do corpo
  •     O seu ferro auxilia na prevenção da anemia
  •     Estimula o apetite
  •     Tem ação anti-inflamatória por conta das vitaminas e minerais

Ela pode ser consumida em forma de alimento, tintura, cápsula e chá.

Os nutricionistas indicam o consumo de duas a três xícaras de chá por dia. É importante seguir a risca essa indicação pois o excesso da planta pode causar azia e diarreia. Lembrando que é essencial consultar um profissional de saúde, principalmente gestantes, lactantes e crianças, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Esse poderoso chá desintoxicante, que promete jogar as sujeiras do organismo para além do tapete, é uma opção bastante válida para o dia a dia de todos que cultivam uma vida saudável e leve.

E aí? Você também ficou empolgado com as maravilhas do dente de leão? Então conta pra gente quais são os seus rituais diários para manter a saúde em dia! E siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube 

Referências:

https://www.jardineiro.net/plantas/dente-de-leao-taraxacum-officinale.html

https://www.healthline.com/nutrition/dandelion-benefits#section3

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19678785

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18238-dente-de-leao

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23603008

http://longwoodherbal.org/dandelion/dandelion.pdf

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18238-dente-de-leao

teste