Publicado em

Qual a importância da suplementação alimentar para a saúde?

importância da suplementação alimentar

A vida agitada e a pressa no cotidiano fazem com que uma grande parte das pessoas não consiga manter uma rotina alimentar. No entanto, ter uma nutrição balanceada é uma das prioridades daqueles que se preocupam com a saúde e o bem-estar do seu organismo.

Por isso, a importância da suplementação alimentar é um dos assuntos mais debatidos quando o tema é qualidade de vida. Muito além de mero atributo de quem adota uma vida fitness e regrada, ela pode ser benéfica para aqueles que querem manter o vigor e a energia.

Contudo, muitas pessoas ainda desconhecem as funções e os benefícios dos suplementos.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da suplementação alimentar para manter a sua saúde em dia. Então, acompanhe a leitura!

O que são suplementos alimentares?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os suplementos alimentares podem atuar complementando a dieta alimentar quando esta não suprir as demandas do organismo.

Eles são compostos de vitaminas, minerais e proteínas isoladas ou podem ser feitos de alimentos naturais em pó.

As modalidades de suplementos alimentares e como podem funcionar são:

  • multivitamínicos ou polivitamínicos: ajudam a regular os nutrientes do corpo
  • antioxidantes: podem ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento
  • proteicos: geralmente utilizados por quem quer ganhar massa muscular
  • hipercalóricos: ajudam pessoas com dificuldades de ganhar peso
  • termogênicos: podem auxiliar na queima de calorias e gerar energia e calor
  • hormonais: indicados para regularizar e repor o sistema hormonal

Quem pode utilizá-los?

Os suplementos são indicados para todos os indivíduos preocupados com a saúde e com as funções fisiológicas e biológicas do organismo.

Eles podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada pessoa, mas sempre com indicação de profissionais especializados, como médicos e nutricionistas. 

De maneira geral, eles podem ser consumidos por pessoas saudáveis de qualquer idade, desde crianças até idosos. Contudo, alguns podem apresentar alergias ou restrições alimentares. E isso pode ser causado pela falta de enzimas responsáveis por absorver determinada substância. 

Qual a importância da suplementação alimentar?

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação. Mas não atuam substituindo os nutrientes presentes nos alimentos. São importantes para evitar e repor eventuais deficiências nutricionais.

A suplementação pode atuar ajudando a prevenir doenças ou em conjunto com outros medicamentos, para quem já sofre de algum tipo de patologia.

Quais são os benefícios dos suplementos alimentares?

Veremos a seguir alguns benefícios que o uso dos suplementos alimentares pode proporcionar ao organismo.

Complementa a alimentação

Como dito acima, as mudanças dos hábitos causadas pela rotina faz com que as necessidades nutricionais diárias nem sempre sejam atingidas. Como uma alternativa a esse desequilíbrio e buscando complementar os nutrientes, pode se fazer uso de suplementos alimentares.

Supre a insuficiência de vitaminas e minerais

Algumas doenças como a fibrose cística e a gastrite atrófica, podem dificultar a absorção de nutrientes, mesmo para quem tem alimentação equilibrada e rica. A suplementação com vitaminas é uma das recomendações para auxiliar na reversão desses processos.

Além disso, o uso contínuo de suplementos do tipo polivitamínicos pode ajudar na reposição e no complemento de nutrientes que geralmente não são consumidos em quantidades satisfatórias.

Porém, somente seu uso não substitui a alimentação. O intuito dos suplementos à base de vitaminas é dar um reforço e complemento.

Ajuda na melhoria da saúde

O metabolismo humano necessita de quantidades diárias específicas de certas substâncias para que continue funcionando de maneira saudável e equilibrada. Ao manter o corpo bem nutrido, você pode se sentir mais disposto, o sistema imunológico pode funcionar melhor e ajudar a evitar doenças.

Ou seja, quando tudo está adequado, o quadro geral da saúde também fica melhor.

Gera mais energia e disposição

A suplementação é muito usada por praticantes de atividades físicas, principalmente as mais intensas. Isso porque os exercícios são responsáveis por gastar grande parte dos nutrientes do corpo. E mesmo que esses esportistas e atletas tenham uma dieta satisfatória e regrada, podem precisar de nutrientes extras.

Portanto, os suplementos atuam gerando energia, trazendo mais disposição e vitalidade para o organismo dos atletas.

Outro ponto importante refere-se ao fato de que eles ajudam na perda de peso e no ganho de massa muscular porque contribuem para a construção desses tecidos. Por isso, costumam ser muito procurados por praticantes de musculação e atletas.

Mas cuidado: os suplementos e os esteróides anabolizantes são coisas completamente diferentes! Os anabolizantes são substâncias químicas indicadas para o tratamento de problemas hormonais. O uso indiscriminado oferece sérios problemas ao seu organismo. 

Suplementos não são medicamentos, ok?

É importante mencionar que os suplementos alimentares não são considerados medicamentos. Apesar de sua comercialização não estar sujeita à apresentação de receita, o consumo deve ser supervisionado por um profissional do ramo.

Existem substâncias nesses suplementos que devem ser consumidas em nível seguro, pois podem causar reações adversas e prejudicar o corpo. O consumo deve ser feito de maneira consciente e conforme determinação médica ou a recomendação do fabricante.

Esse cuidado é importante para que órgãos do corpo, como fígado, rins e coração, não fiquem sobrecarregados e sofram disfunções.

Este artigo foi útil? Quer saber mais sobre suplementos alimentares? Entre em contato conosco. Nós ficaremos muito felizes em ajudá-lo!

 

Referência: www.palavrademedico.com.br/tema28.htm

 

teste