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4 benefícios dos chás que irão te impressionar

Eles podem ser consumidos a qualquer hora do dia. Uns acalmam, outros estimulam. Estamos falando dos chás, bebidas milenares de origem chinesa e que podem ser ingeridas em diferentes temperaturas, com ou sem açúcar e até com leite. As famosas infusões de folhas, ervas, raízes e flores podem ser também uma poderosa fonte de nutrientes para a saúde.

Por conta de suas propriedades estimulantes, calmantes, diuréticas e expectorantes os chás são objeto de pesquisas com frequência. De acordo com relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o aumento do consumo de chás no mundo está relacionado à conscientização da população em relação aos benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes das infusões.

Quer saber um pouquinho mais sobre os chás e seus benefícios para a saúde? Continue conosco! Mostraremos quatro propósitos saudáveis de utilização dessa bebida e o que a ciência tem a dizer sobre isso. Dessa maneira, você vai perceber que eles podem ser uma excelente e acessível adição a sua rotina. Tenha uma ótima leitura!

1 – Para ajudar a perder uns quilinhos

Acelerar o metabolismo significa fazer o seu corpo trabalhar com mais rapidez e, dessa forma, queimar gorduras. Em outras palavras, impedir o organismo de fazer “corpo mole”.

Os exercícios físicos, a alimentação saudável e até mesmo os chás são grandes aliados nesse processo. O chá verde, por exemplo, é rico em cafeína, uma substância termogênica muito conhecida. Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP), em mulheres com sobrepeso, mostrou que o chá verde, junto com atividades físicas, auxilia na perda de peso pois aumenta a velocidade do gasto calórico. Além disso, ajuda a reduzir os triglicérides e a massa gorda.

Outros tipos de chás que também possuem substâncias que estimulam o trabalho do corpo são o chá de gengibre, reconhecido alimento termogênico, o chá-mate, com a mistura potente de cafeína e teobromina, o chá de canela, que melhora a sensibilidade do corpo à insulina e o famosos chá de hibisco, um excelente diurético.

2. Para ter um envelhecimento saudável

Os antioxidantes são essenciais para combater o envelhecimento celular e neutralizar a ação dos radicais livres, isto é, moléculas que podem danificar células sadias. Esse tipo de molécula, quando em crescimento descontrolado, pode contribuir para o surgimento de doenças degenerativas como o Alzheimer, câncer e Parkinson.

Em um estudo realizado no departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, foi verificado que o chá branco, feito a partir de brotos e folhas novas da Camellia Sinesis, mesma planta que origina o chá verde e o chá preto, possui enorme atividade antioxidante por causa dos altos teores de flavonoides e polifenóis. Outras infusões que também podem ser consideradas são os de erva mate, carqueja, boldo e espinheira – santa.

É importante lembrar que os flavonoides são, também, essenciais para o controle do colesterol e triglicérides no organismo, além de ajudarem na prevenção de doenças cardiovasculares. O chá preto e o verde, citados acima, são ricos em catequina, um tipo de flavonoide com forte ação antioxidante e que faz muito bem ao coração.

3. Para sorrir

A felicidade é o objetivo principal na vida da maioria das pessoas. Entretanto, a rotina agitada pode ser um empecilho para os que procuram alcançar tal satisfação. Mas por que? Por causa de estresse, das noites mal dormidas, da falta de tempo para se alimentar corretamente e das irritações no trabalho.

Uma péssima noite de sono certamente afetará o seu dia. Uma boa solução para a insônia, é o uso do chá de camomila. Um artigo publicado no jornal Molecular Medicine Reports (USA), descreve o chá de camomila como um potente sedativo. A substância chamada apigenina é a responsável pelo efeito ansiolítico da planta. Isto é, menos ansiedade e mais horas de sono.

Além disso, para ajudar a acalmar, vá de maracujá! Na verdade, vá nas folhas do maracujá. O chá, feito com as folhinhas da fruta, é rico em alcaloides e flavonoides que atuam como relaxante muscular e controlam a ansiedade.

Outros chás que também relaxam são os de valeriana, cidreira, capim limão e melissa.

4. Para fortalecer o sistema imunológico

O corpo humano funciona como um jogo de videogame. Vive sob constante ataque e planeja sempre uma defesa. Em resumo, as bactérias, os vírus, fungos, protozoários e micróbios são os vilões invasores. Já as células, tecidos e órgãos, os heróis.

Esse ciclo complexo de ataque e defesa forma o chamado sistema imunológico do corpo humano. As infecções e as alergias são as consequências caso esse sistema falhe.

Uma das grandes “heroínas” do sistema respiratório é a planta guaco. Reconhecida como uma opção terapêutica pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais, do Ministério da Saúde, as folhas de guaco produzem um excelente chá que, segundo estudos, causa broncodilatação e relaxamento da musculatura lisa respiratória. Dessa forma, é uma excelente opção para quem sofre de asma. Por ser ricas em cumarina a planta apresenta, também, atividade anti-inflamatória, antialérgica e antibacteriana.

Uma das armas mais interessantes usadas pelo sistema imunológico em combate, é a dupla chá verde (que luta contra os radicais livres) + chá de gengibre (excelente anti-inflamatório). Essa dupla usa seus “poderes” para incentivar parte do sistema imunológico a diminuir as inflamações do corpo.

Os chás de limão, de alho, erva-doce e unha de gato também podem proteger o nosso sistema imunológico contra ataques patológicos.

Vale ressaltar que, antes de sair tomando chás indiscriminadamente, é necessário o acompanhamento de especialistas que irão informar a dose e a frequência recomendadas. Muitos chás, quando consumidos em excesso, podem provocar irritações gástricas, intoxicação, diarreia e até insônia. Mulheres grávidas, principalmente, devem ficar atentas aos conselhos dos médicos responsáveis.

Feito o acompanhamento, é só escolher o chá que mais beneficie sua rotina e aproveitar estas maravilhosas plantas que a natureza gentilmente nos fornece. Você conhece outros benefícios do chá? Qual é o seu sabor favorito? Deixe a sua opinião nos comentários!

Referências:
https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625141
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-18102011-155801/pt-br.php
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/pesquisas-comprovam-os-beneficios-dos-chas-para-a-saude-bem-estar-explica.ghtml
https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5742
http://rmmg.org/artigo/detalhes/580
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/
http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44715-congresso-celebra-10-anos-do-programa-de-plantas-medicinais-e-fitoterapicos-do-sus
http://www.scielo.br/pdf/rbpm/v14n2/22.pdf

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